Botijão de gás 13kg, como usar e cuidar?

cuidado com botijao

Embora seja mais comum ser comercializado em botijão de gás de 13 kg, o GLP ou o nosso conhecido gás de botijão, está disponível em vasilhames de diferentes tamanhos, justamente, para atender a todos os tipos de usuários.

como usar botijao de gas

O GLP é formado pela mistura dos gases propano e butano, mas é inodoro, ou seja, ele não tem cheiro e, justamente por isso, por questões de segurança, o gás GLP, ou gás de Botijão, recebe um composto a base de enxofre e de forte odor chamado Mercaptana, que caracteriza o cheiro do GLP, permitindo a percepção de vazamentos, caso ocorram.

O que muita gente não sabe é que ao utilizar o velho conhecido gás de botijão, ou GLP, na verdade, está estimulando a produção de energia mais limpa, poupando recursos naturais.

E mais, usar gás de botijão, ou GLP, tanto em sua residência, empresa ou condomínio, também significa fazer economia, já que além de possuir maior poder calorífico, ou seja, cozinha em menor tempo, o gás de botijão é eficiente e tem baixo impacto ambiental.

E as vantagens de usar o gás de botijão não param por aí, já que a facilidade de armazenamento, a aplicação no dia a dia e o transporte também permitem que o gás chegue até nos lugares mais remotos do país, e para diferentes fins, cozinhar, iluminar, refrigerar, entre outros.

Botijão de gás

Mesmo existindo diferentes formas do gás chegar até as pessoas, a maneira mais comum é ainda através do tradicional botijão de gás de 13kg, usado na cozinha ligado ao fogão.

Geralmente, o botijão de gás é colocado dentro da cozinha ao lado do fogão, porém, algumas pessoas têm o hábito de colocá-lo do lado de fora, que, realmente, embora não seja possível para muitas pessoas, é a forma mais correta, deixá-lo do lado de fora da casa, ligado por uma mangueira mais extensa para chegar até o fogão. 

Cuidados na hora de comprar seu botijão de gás 13kg

Todo cuidado é pouco não só na hora de usar o gás de botijão 13kg, mas também, na hora de comprá-lo. Confira algumas dicas:

  • Jamais aceite botijão enferrujado, com regiões amassadas, alça solta ou com a base danificada.
  • Sempre se certifique de ter a identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão.
  • Observe se há vazamento na válvula do botijão de gás 13kg.
  • Veja a existência do rótulo de instruções e o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás.
  • Nunca compre botijões de gás 13kg distribuidores de gás de venda clandestina, economizar centavos pode valer vidas.

E atenção, em caso de qualquer dúvida,quanto ao seu peso ou qualidade do botijão de gás, aproveite a presença do entregador e peça para trocá-lo.

Cuidados na utilização de seu botijão de gás

Para evitar problemas muito sérios que podem colocar, até mesmo, vidas em risco, é preciso tomar alguns cuidados. Confira abaixo algumas recomendações importantes para a instalação e uso correto do botijão de gás:

  • Verifique se está especificado, no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira a marca da distribuidora, a certificação do INMETRO e o prazo de validade. 
  • Recuse botijão de gás sem o lacre da distribuidora na válvula, ou que venha muito amassado, com ferrugens e com as alças soltas.
  • Jamais faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.
  • Nunca deixe seu botijão de gás deitado, ele deve permanecer sempre na posição vertical.
  • Jamais armazene o botijão de gás em lugares fechados, como armários de cozinha, se for possível, o armazene do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.
  • Nunca passe a mangueira por trás do fogão, caso seja preciso alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
  • Cuidado na hora de armazenar o botijão de gás, cuide para que seja a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água. 
  • Lembre-se sempre de fechar o registro do botijão de gás sempre que não estiver usando o fogão.
  • E atenção, se suspeitar de vazamento de gás, feche imediatamente o registro, não acione interruptores de eletricidade, alerte e afaste as pessoas do local, abra portas e janelas, jamais acenda fósforos ou isqueiros e retire o botijão de gás para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.

Por fim, mas não menos importante, denuncie qualquer suspeita de armazenamento irregular de botijão de gás.