Os 5 aviões comerciais mais rápidos do mundo

Quando estamos viajando dentro de um avião parece tudo tão tranquilo não é mesmo? Nem parece que estamos a milhares de metros de altura no ar e voando a incríveis 900 km/h. a cada dia que passa, as tecnologias de transporte se modificam e se renovam, diminuindo cada vez mais as distâncias entre os diferentes locais do planeta.

Vemos muito os aviões de caça que chegam a velocidades absurdas, mas já imaginou se os aviões comerciais viajassem tão rápido quanto? Aqui vamos listar os 5 aviões comerciais mais rápidos do mundo e mostrar que suas desculpas para chegar atrasado estão com os dias contados!

aviões comerciais mais rápidos do mundo

Boeing 777

A velocidade máxima atingida pelo modelo comercial Boeing 777 é de incríveis 1029 km/h, sendo atingida pela propulsão de 2 motores. Quando projetou esse novo modelo, a empresa fabricante Boeing tomou ações inovadoras e decidiu projetar esse avião de maneira não tradicional. A empresa pediu que as companhias aéreas fizessem suas críticas sobre o projeto, o que fez com que o projeto desse novo modelo de avião entrasse para esse ranking.

Airbus A350 XWB

Assim como o quinto lugar da nossa lista, o Airbus A350 XWB também conta com 2 motores que conferem à aeronave a velocidade máxima de 1041 km/h. Esse modelo de avião foi concebido ao se pensar sobre um projeto de melhora para oAirbus 330. A versão mais rápida e mais nova conta com asas recém projetadas e diversos outros recursos voltados para a melhora do desemprenho do avião e melhor eficácia do combustível.

Boeing 787 Dreamliner

Empatado com o Airbus 350 XWB, o modelo 787 Dreamliner da Boeing conta com 2 motores e é capaz de chagar a uma velocidade de 1041 km/h. O projeto original para esse modelo se chamava SonicCruiser e tinha o objetivo de fabricar um avião que chegasse aos 1100 km/h, mas esse projeto foi esquecido após os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro que levou ao aumento do preço do petróleo.

Dois anos, em 2003, a Boeing anunciou o lançamento desse novo jato de 2 motores, o 787 Dreamliner, de tamanho médio. Esse novo modelo é mais focado em eficiência de combustível do que velocidade e, por isso, metade dos materiais usados em sua composição são compostos.

Airbus A380

Ocupando a segunda posição de avião comercial mais rápido do mundo, temos o Airbus A380. Esse modelo conta com 4 motores e velocidade de cruzeiro de 1041 km/h. O primeiro vôo de serviço ocorreu em outubro do ano de 2007 pela companhia aérea Singapura Airlines. Desde então, mais de 200 exemplares da aeronave já foram vendidos para as companhias aéreas de todo o mundo.

Esse foi um projeto que visava quebrar o monopólio da Boeing e provou ser um design de sucesso. Extremamente popular com executivo e pilotos das companhia aéreas pela sua alta velocidade, conta com duas opções de motores: Rolls-Royce Trent 900 ou Engine Alliance GP7200.

Boeing 747

Fabricado pela empresa de mesmo nome, o Boeing 747 apresenta 4 motores e atinge a velocidade máxima de 1047 km/h, ocupando o primeiro lugar nessa lista de aviões comerciais mais rápidos do mundo. Esse modelo já se tornou uma lenda entre os aviões e provou sua eficiência no mercado.

Até hoje, mais de 1500 modelos dessa aeronave já foram produzidos e distribuídos pelas companhias aéreas de todo o mundo – muitos deles ainda estão em serviço. Sua última versão, a 747-8, foi anunciada no ano de 2005 e é capaz de transportar até 467 passageiros a 1047 km/h, fazendo dele o jato comercial mais rápido do mundo.