Se precavendo ao comprar passagens quando for fazer concursos em outras cidades

Para quem está acostumado a prestar concurso, muitas vezes as melhores oportunidades estão fora de sua cidade natal. Quando isso acontece, é necessário fazer as malas e partindo para o aeroporto, em busca da tão sonhada vaga. 

Antes de embarcar, o concurseiro precisa tomar alguns cuidados, para não cair em uma roubada. Principalmente se a prova for realizada durante a alta temporada ou em períodos com fortes chuvas. 

Para ajudar aqueles que pretendem viajar para prestar suas provas de concurso em outras cidades, elaboramos um texto com algumas dicas que vão lhe ajudar a conseguir embarcar tranquilos e realizar a tão desejada prova. 

Compre as passagens com antecedência

Mesmo aqueles que não têm o costume de viajar sabem que o preço das passagens aéreas podem ser um grande impeditivo para embarcar. Por isso, quando as pessoas decidem prestar concurso fora de suas cidades pode surgir uma dúvida, se é possível embarcar. 

Para não pagar tão caro por um bilhete e até mesmo não conseguir realizar a prova, a recomendação é que a passagem seja comprada com muita antecedência. De preferência, assim que o edital for liberado e o concurso oficializado. 

Antes de comprar, não se esqueça de fazer uma boa pesquisa de preços, em diversos sites em busca dos melhores valores para os bilhetes. Para pagar menos, você pode escolher os horários mais flexíveis, fora do período considerado “comercial”. 

Ou seja, embarcar durante a noite ou até mesmo nos primeiros horários da manhã também pode representar uma boa economia, assim como escolher embarcar em dias no meio da semana, já que passagens aos finais de semana ou feriados podem sair mais caro. 

Reserve as passagens com, pelo menos, dois dias de antecedência

Para evitar qualquer tipo de imprevisto, procure reservar suas passagens com, pelo menos, dois dias de antecedência. Assim, você pode se precaver caso ocorra algum incidente que atrase sua partida. 

Fique atento aos horários de partida e quando precisa chegar ao aeroporto, para fazer o check-in e despachar a bagagem. Redobre a atenção caso a cidade que você for fazer o concurso tenha um fuso horário diferente. 

Cadastre seu e-mail em sites de companhias aéreas

Para aproveitar as promoções e não perder nenhuma chance de economizar ao comprar suas passagens, cadastre seu e-mail nos sites das companhias aéreas. 

Em geral, as empresas enviam mensagens sempre às sextas-feiras, informando sobre os preços mais baixos, até mesmo para destinos cobiçados. 

Então, fique atento e não jogue nenhum destes e-mails fora. Uma boa economia pode estar escondido ali. 

Autorização de viagem para menor

No Brasil, os menores de idade não podem viajar de avião sem Autorização de viagem para menor. Fique atento à isso! Se precisar, ligue para a cia aérea e confirme tudo sobre esse tipo de autorização.

Verifique a rota até chegar ao local do concurso

Quando se trata de uma prova em outra cidade, muitos concurseiros acabam se perdendo em um local onde não conhecem e podem até mesmo deixar de fazer suas provas. 

Por isso, uma boa dica para aqueles que vão fazer provas de concurso em outras cidades, é importante saber exatamente qual a rota a ser feita para chegar até o local. 

Em alguns destinos não existem rotas diretas, sendo necessário descer em aeroportos longe das cidades e se deslocar até os locais, o que pode aumentar o tempo de chegada até o destino final ou até mesmo gastar muito mais do que o esperado. 

Então, para não correr esse risco, a recomendação é que você conheça o local onde sua prova vai ser feita, simulando a chegada ao destino final em ferramentas virtuais. 

Faça o check-in antes de ir até o aeroporto 

Quem vai fazer prova de um concurso em outra cidade precisa tomar muito cuidado também com o check-in. Os passageiros que perdem o prazo não conseguem embarcar, e para quem vai fazer uma prova, isso significa perda de dinheiro e também de um sonho. 

Então, para que isso não aconteça, procure fazer o check-in antes mesmo de chegar até o aeroporto. A verificação pode ser realizada pela internet, até mesmo de seu celular. 

Assim, você chega ao aeroporto sem precisar enfrentar grandes filas e pode embarcar mais rapidamente, deixando o nervosismo apenas para o momento em que for fazer sua tão sonhada prova.

O que fazer quando se tem uma prova marcada e enfrentamos um overbooking?

O que é o overbooking: é quando uma aeronave tem mais passageiros do que sua capacidade permite. É um transtorno para todos os viajantes, mas pode ser ainda pior para quem tem uma prova de concurso, pois não há outra chance se o candidato perde a oportunidade. 

Então, se você vai fazer uma prova para concurso e enfrentou um overbooking, tome algumas providências para que consiga fazer o teste. Procure imediatamente a companhia aérea e informe sobre sua condição. 

Tente conseguir um voo o mais rápido possível, para não perder a prova. Agora, se infelizmente não for possível, apresente todas as despesas que você já teve para a realização da prova. A companhia aérea deve restituir os valores gastos. Não deixe de fazer sua reclamação na ANAC caso se sinta lesado.